sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Capitulo 3 – Benefícios aos patrocinadores e cotas de patrocínio

Listar todas as possibilidades de benefícios é essencial para que o promotor possa definir cotas de patrocínio e seus valores e elaborar as propostas comerciais para venda dessas cotas.
A seguir são apresentadas as possibilidades e regras necessárias para se garantir uma adequada oferta de benefícios aos patrocinadores, dependendo do objetivo do evento e dos recursos disponíveis.

- Exposição da marca: exemplos de benefícios que podem ser oferecidos para a exposição da marca.
a) Divulgação na mídia;
b) Assessoria de imprensa;
c) Peças de divulgação;
d) Merchandising: as possibilidades de merchandising durante o evento são inúmeras, dependendo da capacidade de inovar de seus promotores. Para citar algumas:
- Inserção da logomarca em material de sinalização do evento.
- Distribuição de material promocional da empresa durante o evento.
- Entrega ou sorteio de brindes.
- Divulgação de vídeo.
- Menção do patrocinador.
e) Patrocínio do traslado;
f) Patrocínio do Keynote speaker;

- Palestras durante o evento: essa ação é extremamente atrativa para possíveis patrocinadores do evento.

- Estande ou espaço exclusivo: o promotor do evento deve apresentar um layout do pavilhão de exposições e permitir que o patrocinador escolha o local de seu estande.

- Ações Sociais e de entretenimento:
a) Atividades esportivas
b) Almoços, jantares, coffee breaks ou coquetéis
c) salas de relaxamento ou beleza
d) Shows
e) cursos de aperfeiçoamento pessoal
f) sala de internet.

- Estratégia pré e pós-evento: as ações pós evento devem ter inicio antes do evento, durante sua execução e após seu término. O apoio as ações pós evento pode ser padronizado e oferecido a todos os patrocinadores de uma mesma forma ou customizado de acordo com o interesse de cada um. São idéias de ações pós evento:
a) Mais do que um RSVP.
b) Contato pré-evento
c) Mailing dos participantes
d) Envio de material
e) Pós-evento
f) Administração do mailing e das ações

- Avaliação do evento: oferecer como parte dos benefícios do patrocínio o resultado da avaliação do evento.

- Cálculo do valor do evento: Etapas do valor total do evento:
a) identificar o custo do evento
b) calcular o valor do evento

- Decisões sobre níveis de cotas de patrocínio: Cotas de patrocínio são parcelas predefinidas da parte total do valor do evento que cabem a cada patrocinador.A seguir 3 possibilidades de divisão do valor total do evento em cotas de patrocínio:
a) um único patrocinador
b) Mais de um patrocinador, com cotas de valores e benefícios similares
c) Mais de um patrocinador com cotas e valores diferenciados

Nenhum comentário:

Postar um comentário