quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Capítulo 6 – Planejamento e Venda

Para que um evento tenha êxito, é preciso que passe por 3 fases:
- treinamento
- elaboração do material de apoio
- plano de ataque

Experiência na aquisição do patrocínio

Essa parte envolve sabedoria, experiência de mercado e uma boa estratégia de venda.
O vendedor deve se colocar no lugar do comprador para avaliar seu próprio negócio, do contrário, pode gerar um desentendimento entre as partes.

Estudo do mercado de eventos

O domínio do mercado de eventos é essencial para entrar no ramo de negócios.
É necessário se atualizar constantemente sobre concorrência, formas de comercialização, números do setor e processo de decisão.
Além disso, o vendedor deve conhecer de forma aprofundada sobre a organização de um evento. Exemplo:
Números do setor: - quantos eventos ocorrem por ano/mês?
- quanto fatura o setor?
- quanto as organizações investem no setor?

Concorrência: - qual a estratégia?
- como são comercializados?
- por quem são comercializados?

Estudo do projeto

Para vender um produto, é fundamental conhecê-lo, o que significa compreender aspectos operacionais, como:
- formato do evento ( local, agenda...)
- histórico dos palestrantes
- patrocinadores já confirmados
Bem como aspectos estratégicos:
- missão
- público-alvo
- dados que justifiquem o evento
- objetivos

São essas as principais fases de planejamento e venda de um evento, portanto podemos concluir que o melhor projeto é aquele bem desenvolvido, planejado e apresentado para cada tipo de cliente, ou seja, deve ser trabalhado sobre os valores institucionais característicos do cliente em potencial, com parâmetros predefinidos que garantam o sucesso dos objetivos do evento em questão.

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